quarta-feira, 25 de abril de 2007

Na Califórnia tem um dos maiores festivais de música do ano

Red Hot Chili Peppers, Björk e Rage Against the Machine são as principais atrações.
Direto do local, cobertura sobre os principais shows e imagens do festival.
Viajar até o meio de um deserto na Califórnia, passar três dias seguidos sob um calor que bate nos 40°, enfrentar uma multidão total de 165 mil pessoas. Parece um sacrifício, mas tudo isso fica relativo quando se dá uma olhada na programação do Coachella Festival, um dos maiores eventos ao vivo de música pop do ano.

Obscuridades que podem ser os sons de amanhã, nomes facilmente reconhecíveis até por quem não é muito ligado em música e retornos inimagináveis de grupos consagrados são os principais traços do evento, que vai ser realizado neste ano a partir desta sexta-feira (27) e vai final de semana adentro.
A maratona terá como um dos principais destaques a volta do engajado grupo Rage Against the Machine, sete anos depois de sua separação. Terá também as megaestrelas do Red Hot Chili Peppers, na turnê de seu mais recente disco, "Stadium arcadium", e a cantora Björk apresentando faixas de seu álbum ainda a ser lançado, "Volta".

E há uma lista gigante de atrações que são referência no cenário musical atual: Arcade Fire, Arctic Monkeys, Air, Amy Winehouse, além do retorno da histórica dupla Jesus and Mary Chain após oito anos, entre um total de 115 atrações nesses três dias. O Brasil está na escalação com o Cansei de Ser Sexy, no último dia. É uma programação tão recheada que fica humanamente impossível de conferir tudo o que rola, e a única opção é escolher entre um e outro nome - o que nem sempre é fácil.

O histórico do festival californiano também dá uma mostra dessas combinações explosivas que ficaram como suas características: já passaram Strokes como banda de abertura em 2002, Madonna como uma surpreendente atração principal do ano passado, quando fez lá um aquecimento para a sua "Confessions tour", como também os retornos memoráveis de Iggy Pop e os Stooges em 2003 e dos Pixies no ano seguinte.

Esgotados



Para se ter uma idéia do Coachella como objeto de desejo para os fãs de música pop, faltando meses para o evento já havia dificuldade para encontrar hospedagem. E já restam poucos de todos os ingressos colocados à venda - os passes promocionais para os três dias, por exemplo, estão esgotados.

O Coachella está localizado em um vale de mesmo nome numa região pertencente à cidade de Indio, com população de pouco mais de 65 mil habitantes (número não muito superior às 55 mil pessoas que fazem a média por dia do festival). A cerca de 200 km de distância de Los Angeles, a região do festival tem entre as cidades mais conhecidas nas cercanias Indian Wells, que sedia um famoso torneio de tênis e Palm Springs, conhecida por receber estrelas do passado como Elvis Presley e Frank Sinatra.

Mas a partir desta sexta-feira e por três dias os olhos do mundo pop se voltam à pequena Indio, para conferir o supra-sumo do gênero nos dias de hoje - e, bem provavelmente, também de amanhã.

Nenhum comentário: