segunda-feira, 23 de abril de 2007

"Se você cobrar uma taxa de US$ 50 por ano, ou seja, US$ 4 por mês ou US$ 1 por semana, e calcular uma parte das pessoas no planeta que ouvem música,

Evento no Recife reuniu governo e empresários do setor.
Proposta é aproximar a cultura e a indústria do entretenimento.
Apesar de concebido em cima da hora, o evento Feira Música Brasil, que juntou balcão de negócios para gente do setor com debates-cabeça sobre o presente e o futuro dos sons no contexto do mercado, além de shows que chegaram a receber 40 mil pessoas no centro do Recife, conseguiu um saldo positivo ao seu final.

A feira, realizada entre quarta-feira (7) e o último domingo, começou a ser engendrada pelo Ministério da Cultura e pela Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) havia apenas quatro meses, com intuito de dar impulso à parte comercial e ao financiamento do setor musical.

Os objetivos não eram tão modestos, já que o evento foi o primeiro pontapé para o projeto do ministro Gilberto Gil de colocar em relevância a economia da cultura. Não à toa que Gil lançou durante a feira um programa - o Prodec - objetivando mapear as necessidades dos vários setores culturais para transformá-los em negócios auto-sustentáveis.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) também foi atraído para a feira, investindo R$ 1,3 milhão nela, e anunciou linhas de financiamento para produtores musicais com o lançamento de um cartão.

Apesar da pressa com que o evento foi organizado e, conseqüentemente, alguns fios soltos, havia a impressão de "boa vontade" por parte dos promotores da idéia, como frisaram participantes.

Assim como boa parte das feiras de negócios, o objetivo mais alcançado normalmente é a realização de contatos, e em relação a essa parte os que estiveram na feira se disseram satisfeitos. De acordo com a organização a expectativa é que se tornem realidade R$ 8 milhões em negócios a partir do que aconteceu na feira.

No quesito diversão, os shows relacionados ao evento e ao centenário do frevo atraíram dezenas de milhares de pessoas em cinco dias na capital pernambucana, que mantém sua efervescência cultural, aumentada com a proximidade do carnaval. A programação extremamente diversa nas suas atrações não deixou de atrair um público interessado.

Aproximação


Mas outro ponto que ainda precisará ser resolvido é a distância existente entre o evento e as grandes gravadoras. Carlos de Andrade, presidente da ABMI, diz que "não existe cabo de força entre grandes e pequenos". Ele afirma que as majors foram convidadas, "mas não cortejadas", e o grupo das grandes diz que ficou sabendo pelos jornais da existência da feira.

"Elas já estão convidadas para o evento de 2008", confirmado novamente para o Recife, segundo Carlos de Andrade, porém, só o restante do ano vai mostrar se o evento promovido pelo governo federal ao lado dos independentes teve ressonância suficiente para atrair os peixes graúdos do negócio.

O enfoque no profissionalismo do meio musical mostrado pelos promotores da feira em palavras como "otimização" e "racionalização", ditas por Gil, ou frases como "não vemos a linha divisória entre cultura e entretenimento", pelo presidente da ABMI, deverá levantar as sombrancelhas de alguns, mas já sinaliza um esforço de movimentar o setor, oficialmente "em crise" em razão da pirataria.

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