segunda-feira, 23 de abril de 2007

Interferência atrasa pousos em Guarulhos por 50 minutos

Rádio pirata teria provocado ruído na comunicação entre pilotos e torre.
Problema foi detectado pela Aeronáutica entre 19h50 e 20h40. Pane foi negada.
Uma rádio pirata pode ter sido a causa dos atrasos registrados na noite desta segunda-feira (23) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), na Grande São Paulo. De acordo com a Aeronáutica, teria havido interferência na comunicação entre pilotos e a torre de controle das 19h50 às 20h40.

Apesar disso, a Aeronáutica negou qualquer pane nos aeroportos de São Paulo ou princípio de greve de controladores de vôo. “Não houve pane e a situação já é normal. O problema foi uma interferência por causa de rádio pirata”, disse um tenente que não quis se identificar.

Por questão de segurança, o intervalo entre os pousos foi aumentado. No entanto, o militar não soube informar de quanto foi o espaçamento e quantos vôos teriam sido prejudicados.

Às 22h, o painel da Infraero informava que o terminal de Guarulhos tinha seis partidas e quatro chegadas com atraso. Nenhum vôo fora do horário era registrado no painel do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. As assessorias de imprensa dos dois aeroportos foram procuradas, mas ninguém respondeu aos telefonemas.



A falha na comunicação devido ao funcionamento de rádios piratas não parece ser um fato raro no estado, de acordo com o tenente da Aeronáutica. “Em São Paulo, esse tipo de interferência é comum. Ela acontece quando as aeronaves estão chegando.” Segundo ele, o problema afetaria tanto os vôos que vão para Congonhas quanto para Guarulhos.

Nenhum comentário: