segunda-feira, 23 de abril de 2007

“The Weirdness” não é “Fun house”, mas ainda é Stooges


Banda que fundou algumas das bases do punk lança novo disco.
É o primeiro registro em mais de 30 anos do grupo de Iggy Pop.

A idéia de ouvir o primeiro disco dos Stooges depois de mais de 30 anos pode causar sintomas de pânico. Primeiro porque a banda fez muito mais estrago com seus três únicos discos – “The Stooges” (1969), “Fun house” (1970) e “Raw power” (1973) – do que muito roqueiro metido a estreloso por aí. E segundo porque os “revivals” nem sempre rendem mais do que alguns trocados no bolso de músicos nada preocupados em envelhecer com dignidade.

E se aquele cara que gritava “I wanna be your dog” até perder o fôlego tiver se tornado um babaca? E se aquela energia do homem-iguana que esfregava carne de hambúrguer no peito e rastejava sobre cacos de vidro no palco – e depois mergulhava sobre o público – tiver ficado no passado? Basta apertar o play em “The Weirdness”, produzido no estúdio de Steve Albini, em Chicago, para que as nuvens de dúvida aos poucos comecem a se dissipar.

A letra safada de “Trollin’” abre o disco com ares de um cubículo qualquer na escura Detroit onde punks chapados procuram mais um pico. As faixas seguintes conduzem o ouvinte pelo mesmo cenário decadente, até que chega a namorada de um deles para roubar as moedas que sobraram em “She took my money”.

Poderia ser Nancy Spungen (a namorada de Sid Vicious, encontrada morta no banheiro) ou qualquer outra figura de “Mate-me por favor” – literatura considerada essencial, aliás, para entender o punk e suas influências na música dali para a frente, como o Nirvana, só para ficar no principal.

Prestes a completar 60 anos, Iggy Pop não está de brincadeira. Pode até soar cansado vez ou outra – e com todo o direito –, mas mostra uma faceta cuja voz ainda é límpida e muito flexível, vide a apresentação da banda no festival Claro que é Rock, em 2005. E, se o grupo não traz inovações, envelhece (no melhor estilo Os Patetas) com energia e humor.

“My Idea of fun” bate no ouvido com a urgência de um adolescente. “My idea of fun is killing everyone”, provoca a letra (minha idéia de diversão está matando todo mundo).

Se o homem de frente dos Stooges exibe boa forma, o restante não fica atrás. Rápido no gatilho, Pop dispara a insanidade de “Mexican guy” de maneira quase ininteligível, duelando com os irmãos Scott (bateria) e Ron Asheton (guitarra).

“Passing cloud”, talvez a faixa que mais se diferencie das outras, por ser mais lenta e até arrastada, evidencia o saxofone de Steve MacKay, enquanto o baixo de Mike Watt faz a cama para que todos possam dar seus stage dives. E, quando todos estão mortos, Iggy Pop joga a pá de cal com a derradeira “I’m fried”. Patetas, sim. E com orgulho.



Ouça estas:

"My idea of fun"

"Passing cloud"

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